Como criar um perfil imobiliário no Google Meu Negócio: guia completo e atualizado.

Se você é corretor de imóveis ou gestor de uma imobiliária, para aumentar suas chances de aparecer com destaque na Busca do Google e no Google Maps, você precisa criar um perfil imobiliário no Google meu Negócio – também conhecido como Perfil da Empresa no Google ou Google Business Profile).

Neste artigo, a Veploy, plataforma imobiliária completa com site, CRM, blog e relatórios, vai te mostrar passo a passo como criar o seu perfil e integrá-lo à sua presença digital.

💡 Segundo o relatório “A Nova Jornada de Compra: o consumo por geração no Brasil” (Mlabs + Conversion, 2025), o Google continua sendo o principal canal multigeracional onde os brasileiros pesquisam por empresas, serviços e produtos.

O que é o Google Meu Negócio (Google Business Profile)?

O Google Business Profile é uma ficha gratuita da sua empresa que aparece quando alguém procura pelo seu nome ou por termos como “imobiliária perto de mim”, “corretor de imóveis em [sua cidade]” ou “apartamentos para alugar em [bairro]” na Busca Google e no Google Maps.

 

 

Com o perfil da sua imobiliária no Google, você pode:

  • Exibir nome, endereço, telefone, site, horário e regiões de atuação

  • Mostrar fotos da equipe, fachada, escritório e imóveis

  • Receber e responder avaliações de clientes

E o melhor de tudo: é 100% gratuito.

Antes de começar: como preparar sua imobiliária

Antes de criar o perfil da sua imobiliária no Google Meu Negócio, separe:

  • Conta Google da imobiliária (de preferência, um e-mail profissional, ex.: [email protected]).
  • Nome oficial da imobiliária (o mesmo do contrato social e do seu site imobiliário).
  • Endereço completo da imobiliária (caso atenda em um escritório físico).
  • Telefone fixo ou celular comercial e, se possível, o WhatsApp da imobiliária.
  • URL do seu site imobiliário profissional (idealmente, seu site desenvolvido na plataforma imobiliária Veploy).
  • Lista de bairros/regiões de atuação, para preencher a área de cobertura.
  • Logotipo em boa qualidade e fotos da fachada e da equipe.

Com tudo pronto, vamos ao passo a passo para colocar sua imobiliária no Google.

 

Passo a passo: como criar um perfil imobiliário no Google Meu Negócio

Passo 1 – Acesse a página do Google Business Profile

  1. No navegador, acesse: google.com/business.
  2. Clique em “Gerenciar agora” ou “Começar agora”.

 

Como criar um perfil imobiliário no Google Meu Negócio, passo 1.

Passo 2 – Faça login com a conta Google da imobiliária

  • Entre com a Conta Google que será responsável pelo perfil da sua imobiliária (evite usar contas pessoais).
  • Se ainda não tiver uma conta, clique em “Criar conta” e crie uma conta específica para a sua imobiliária.
  • Essa conta pode ser gratuita. Ex.: [email protected].

Passo 3 – Pesquise se a sua imobiliária já existe no Google

Muitas imobiliárias já aparecem no Google porque algum cliente ou parceiro sugeriu o local no mapa.

  1. Na tela de criação do perfil, digite o nome da sua imobiliária. Nesse campo, você não precisa digitar a razão social, mas sim o nome que você deseja que as pessoas vejam. 
  2. Se ela já estiver cadastrada, selecione a ficha sugerida.
  3. Caso apareça a mensagem de que “alguém já está gerenciando”, solicite acesso clicando em “Solicitar acesso”.

Se não encontrar sua empresa, clique na opção em que aparece o nome digitado e logo abaixo “Criar uma empresa com esse nome para criar o perfil do zero.

 

Digite o nome da sua marca para criar um perfil imobiliário no Google Meu Negócio

Passo 4 – Selecione o tipo da empresa.

Aqui você escolhe como o seu negócio opera. Você pode selecionar mais de uma opção.

As opções são: Loja física (clientes podem visitar o endereço), Serviços locais (atendimento em visitas, plantões, imóveis) e Loja online.

Recomendação:

  • Imobiliária com ponto físico → selecione Loja física + Serviços locais

  • Corretor imobiliário sem escritório → selecione apenas Serviços locais

As informações solicitadas depois variam conforme a seleção.

 

Passo 5 – Preencha a categoria de negócios

Agora, você vai criar de fato o perfil da empresa imobiliária no Google:

Em Categoria da empresa, escolha algo como:

    • “Imobiliária”
    • ou “Corretor de imóveis/Agente imobiliário” (para corretores autônomos).

Essa categoria ajuda o Google a exibir sua imobiliária quando alguém busca por imóveis para comprar ou alugar na sua região. 

Atenção: você deve selecionar apenas uma opção.

 

Passo 6 – Defina a área de atendimento da sua imobiliária

Se você atende clientes em diferentes bairros e cidades (ex.: Zona Sul de São Paulo, Zona Norte, região metropolitana, etc.), informe essa área de cobertura:

  1. Adicione cidades, bairros ou regiões em que sua imobiliária atua.
  2. Use as mesmas regiões que você trabalha no seu site imobiliário da Veploy para manter consistência de SEO local.

Isso ajuda o Google a relacionar sua imobiliária com buscas do tipo “imobiliária em [bairro]” ou “casas para alugar em [cidade]”.

 

Passo 7 – Informe se você tem um endereço físico

O Google vai solicitar um endereço em que os clientes podem visitar, como um escritório ou loja. Preencha:

    • Rua, número, bairro, cidade, estado e CEP.

Atenção: Se você está em um prédio comercial, o Google pode sugerir empresas no mesmo endereço.
Verifique cuidadosamente o nome sugerido. Se nenhuma for sua, clique em “Nenhuma correspondência encontrada”.

 

 

Passo 8 – Adicione telefone e site imobiliário

Nessa etapa, você vai conectar o perfil do Google Meu Negócio com os canais de contato da sua imobiliária:

  • Telefone da imobiliária (fixo ou celular).
  • WhatsApp comercial.
  • URL do site imobiliário (ex.: https://suaimobiliaria.com.br).

Se você usa a Veploy como sua plataforma imobiliária completa, insira o link do seu site imobiliário profissional, com imóveis, blog e formulários de contato integrados ao CRM – essencial para transformar cliques do Google em leads qualificados.

 

Passo 9 – Coloque sua empresa no mapa

Nesta etapa, você confirma a exibição da sua empresa no mapa e pode permitir o recebimento de notícias, dicas e convites do Google.

 

Passo 10 – Adicione os serviços oferecidos

O Google vai sugerir serviços baseados na categoria escolhida.
Selecione todos os que sua empresa realmente oferece. Exemplos: Avaliação de imóveis, Consultoria imobiliária, Administração de imóveis, etc.

Se faltar algo, clique em:

  • “Mostrar mais”

  • Se ainda não encontrar o nome do serviço oferecido, clique em “Adicionar um serviço personalizado” e digite.

 

Passo 11 – Adicione o horário de atendimento

Defina seus horários de atendimento. Se você atende online, selecione 24 horas ou personalize conforme sua operação.

 

Passo 12 – Adicione a descrição da sua empresa

Escreva um texto claro e profissional, incluindo sua localidade de atuação (ex.: Imóveis Zona Sul de São Paulo), tipos de imóveis que trabalha e serviços oferecidos.

 

Passo 13 – Adicione fotos da empresa

Aqui você pode inserir seu logotipo, fotos da equipe, fotos internas do escritório, corretor atendendo cliente, etc.

Perfis com fotos têm muito mais credibilidade e geram mais ações.

 

Passo 14 – Adicione fotos da sua vitrine

Diferente da etapa anterior, aqui entram somente fotos da fachada do seu escritório, para ajudar clientes a identificar o local. Se você não tiver ponto físico, pule esta etapa.

 

Passo 15 – Oferta de produtos, serviços ou bonus

O Google oferecer serviços, produtos ou bônus em créditos para você utilizar para a promoção da sua marca. Essas ofertas são opcionais, mas podem aumentar a conversão do seu perfil.

Caso nunca tenha utilizado produtos do Google, recomendados que consulte um gestor de marketing de sua confiança antes de contratar.

 

 

Passo 16 – Conclusão e verificação das informações

Depois de preencher as informações básicas, esses dados passarão por uma verificação antes de ficar visível ao público. O processo de verificação pode levar até 5 dias.

 

 

Obs.: Em alguma etapa do cadastro do perfil da sua empresa, o Google pode solicitar a verificação da sua conta.

As opções mais comuns são:

  • Código por SMS ou ligação telefônica.
  • Verificação por e-mail (em alguns casos).
  • Verificação por vídeo, dependendo da política atual.

Recomendamos a verificação via SMS ou E-mail, pois normalmente são mais ágeis. Siga as instruções, insira o código de verificação e aguarde a confirmação. Sem essa etapa, seu perfil da imobiliária no Google não será exibido completamente para os clientes.

Conclusão

Parece um processo longo porque explicamos cada detalhe, mas pode ficar tranquilo: é rápido, simples e extremamente importante para qualquer imobiliária que deseja aparecer com destaque no Google, no Maps e até nas IAs de busca.

Depois de publicar seu perfil:

  • mantenha todas as informações atualizadas

  • publique fotos novas regularmente

  • responda avaliações

  • incentive clientes a avaliar sua imobiliária

  • vincule sempre o seu site imobiliário moderno, desenvolvido na Veploy

Quanto mais avaliações e atualizações, maior sua credibilidade — e maiores suas chances de aparecer nas recomendações do Google.

Se você quer alcançar ainda mais clientes, tenha um site de imóveis moderno, rápido, eficiente e otimizado para SEO.

➡️ Fale com a Veploy e dê o próximo passo na sua presença digital.

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